-
Arquitetos: Studio Arthur Casas
- Área: 950 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Ricardo Labougle
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa na praia, erguida no litoral norte de São Paulo, foi concebida para ser um refúgio, um espaço de respiro junto à natureza, para acolher amigos e fugir da agitação da cidade. Com um programa extenso a ser distribuído em um terreno em formato de L, o projeto privilegiou a integração entre os ambientes internos e externos, trazendo um pouco da Mata Atlântica local para dentro da casa.
Para alcançar a paisagem e o mar, optamos por elevar os volumes, enquadrando a vista em quase todos os espaços. Desde a entrada de pedestres, um longo pergolado indica o caminho até o living e aumenta a sensação de continuidade. O jardim interno da sala apresenta plantas da vegetação nativa e as portas de vidro deslizam lateralmente permitindo a ventilação cruzada, o que sempre deixa o ambiente agradavelmente arejado. Em formato ameboide, um generoso vão aumenta a luminosidade do estar e amplia a comunicação com as outras áreas da construção, criando um rasgo inesperado no desenho retangular da estrutura. A cobertura da edificação acomoda um deck com spa, que acompanha o recorte proposto pelo vão.
Usando cores e texturas mais fortes do que a paleta tradicional de nossos projetos, o mobiliário gera o clima de informalidade que os proprietários desejavam e, ao mesmo tempo, faz surgir uma atmosfera diversa da residência paulistana da família, também projetada pelo Studio. Pautaram o projeto alguns elementos: as tábuas sintéticas, que revestem a fachada; o piso de madeira natural, que se estende por toda a área social interna ou externa; e a mistura dos tons de azul e laranja, recorrentes no design de interiores.